Países ricos derrubam receita global de jornais com publicidade
DE SÃO PAULO - A pior crise econômica em mais de 60 anos também derrubou os gastos mundiais de publicidade em jornal, afetados principalmente pelos países desenvolvidos.
A receita global dos jornais com publicidade caiu 17% em 2009, sendo que a maior queda ocorreu nos EUA. No mercado americano, houve uma retração de 25% no faturamento, segundo a WAN (Associação Mundial de Jornais).
A Europa Ocidental, onde a economia ainda patina, teve recuo de 13,7%.
Na América Latina, a queda na publicidade foi bem inferior à média global, de 2,9%.
As perspectivas para este ano, porém, são mais animadoras, já que o mercado global de publicidade deve crescer 3,5%, diz a Zenith Optimedia.
Ainda de acordo com a WAN, a circulação de jornais no mundo caiu 0,8% em 2009.
No Brasil, após a queda no ano passado, o mercado já iniciou a retomada, com aumento de 2% na circulação no primeiro semestre, diz o Instituto Verificador de Circulação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário