blog do zé
Divulgada um dia após a do Datafolha que apresentou pequena oscilação de dois pontos (de 51% para 49%) de intenção de voto da presidenciável Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados), a pesquisa Vox Populi mantém nossa candidata no patamar de 51% de intenção de voto do eleitorado brasileiro, com vitória assegurada no 1º turno - e no 2º se houver, confirma a sondagem. Analisadas as duas pesquisas, dá para perceber nitidamente que as diferenças de percentuais entre as diversas sondagens eleitorais (mínimas, agora, mas já foram grandes) explicam-se, em parte pela metodologia de cada instituto.
Divulgada um dia após a do Datafolha que apresentou pequena oscilação de dois pontos (de 51% para 49%) de intenção de voto da presidenciável Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados), a pesquisa Vox Populi mantém nossa candidata no patamar de 51% de intenção de voto do eleitorado brasileiro, com vitória assegurada no 1º turno - e no 2º se houver, confirma a sondagem.
Analisadas as duas pesquisas, dá para perceber nitidamente que as diferenças de percentuais entre as diversas sondagens eleitorais (mínimas, agora, mas já foram grandes) explicam-se, em parte pela metodologia de cada instituto.
O Datafolha, por exemplo, faz suas pesquisas em pontos de fluxo - entrevistas nas ruas nos pontos de grande concentração de pessoas - e os demais em domicílios. O método do Datafolha deixa assim, de fora, um grande contingente do eleitorado nacional.
Não capta, por exemplo, a intenção de voto dos eleitores da área rural, que representam 14% do eleitorado do país. Além disso, por este método o Datafolha, ao invés de entrevistar um número de eleitores proporcional ao colégio eleitoral de cada Estado, mistura sem dinstinguir grandes e pequenos colégios eleitorais o que, evidentemente, se reflete nos percentuais finais.
Vamos garantir nas ruas a vitória de nossos candidatos
Daí a importância do IBOPE vai ser divulgado hoje á noite no Jornal Nacional, nos portais www.estadao.com.br e www.g1.com.br e publicada de forma detalhada pelo Estadão de amanhã. Tudo indica que ele vai confirmar esta pesquisa de hoje do Instituto Vox Populi: a estabilidade da candidatura Dilma e a consolidação de sua vitória no 1º turno.
E os jornalões, hein? Nenhuma palavra hoje sobre esta pesquisa Vox Populi!
De qualquer forma, nesta reta final da campanha as pesquisas todas indicam queda nos percentuais de eleitores indecisos; daqueles que pretendiam votar em branco ou anular o voto; e ainda dos que, por motivos diversos, pensavam em se abster.
A hora, portanto, é da nossa militância - e da militância aliada - sair, continuar ou voltar às ruas e disputar para Dilma este voto do indeciso, além da confirmação do voto do eleitor que já é dela, mas que por considerar a eleição já ganha, pensava em se abster. Vamos para as ruas, à busca da vitória no 1º turno. Vamos para a festa consciente e cidadã que nossa militância mobilizada sabe e faz como ninguém
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário