TSE sorteia ordem de veiculação de propaganda eleitoral
Serra é o primeiro na ordem de veiculação; propaganda de Dilma será a quinta a aparecer
03 de agosto de 2010 | 21h 12
Julia Baptista, da Agência Estado
SÃO PAULO - O candidato da coligação "O Brasil Pode Mais à Presidência da República", José Serra, será o primeiro na ordem de veiculação do horário gratuito no rádio e na televisão, que se inicia no próximo dia 17 de agosto, de acordo com sorteio feito na sessão administrativa desta terça-feira, 3, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em seguida, será a vez do candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, e depois Rui Costa Pimenta, do PCO. José Maria de Almeida, do PSTU, e a coligação Para o Brasil Seguir Mudando, de Dilma Rousseff, vem em seguida. Por último vão ao ar programas eleitorais do José Maria Eymael (PSDC), de Levi Fidelix (PRTB), de Marina Silva (PV) e de Ivan Pinheiro (PCB).
O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, esclareceu que, de acordo com a Resolução 23.191 do Tribunal, nos programas seguintes será adotado o sistema de rodízio, sem prejuízo da ordem estabelecida.
Na hipótese de ocorrer segundo turno, os blocos de 20 minutos serão distribuídos igualitariamente entre os partidos ou coligações, iniciando por aquele que teve maior votação, alternando a ordem a cada programa. A ordem do sorteio poderá ser alterada caso algum partido político ou coligação deixe de ter candidato à Presidência da República.
Entre os nove candidatos, os três primeiros sorteados também ficarão com as sobras de tempo, segundo ficou acordado em audiência pública realizada no dia 20 de julho. O tempo destinado a cada candidato ainda será calculado e divulgado pelo TSE.
Projeção da Folha indica que
Dilma terá 10min39s em cada bloco de 25 minutos (42,6% do tempo total). Serra terá 7min18s nesses blocos, ou 29,2%. A candidata do PV terá 1min24s (5,6%). Os seis nanicos terão, juntos, 5min39s.O principal critério para a divisão do tempo de propaganda na TV é o tamanho das bancadas eleitas pelos partidos para a Câmara dos Deputados: coligações que reúnam partidos com maior número de deputados federais eleitos têm o maior tempo.
A propaganda no rádio e na TV no primeiro turno dura 45 dias (17 de agosto a 30 de setembro). Para a Presidência, haverá dois blocos de 25 minutos (13h às 13h25 e 20h30 às 20h55), além de peças diárias de até um minuto nos intervalos comerciais.
Em junho, o TSE havia tomado uma decisão que impediria a maioria dos candidatos a governador e senador de usar em suas propagandas as imagens dos candidatos à Presidência e de Lula.
Ontem o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, liberou a participação de candidatos ao Planalto em programas de rádio e TV dos candidatos, mesmo nos casos em que os partidos estão aliados nos Estados, mas são rivais no plano nacional. O julgamento porém foi suspenso por pedido de vista.
No final da noite, o TSE aprovou o registro das chapas de Dilma e de Serra.
HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO
17 DE AGOSTO
Ordem de aparição dos candidatos à Presidência da República no 1º dia do horário eleitoral de rádio e TV
1 - José Serra (PSDB)
2 - Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)
3 - Rui Pimenta (PCO)
4 - Zé Maria (PSTU)
5 - Dilma Rousseff (PT)
6 - José M. Eymael (PSDC)
7 - Levy Fidélix (PRTB)
8 - Marina Silva (PV)
9 - Ivan Pinheiro (PCB)
SEQUÊNCIA
A partir do segundo dia, o primeiro a veicular sua propaganda será aquele que foi o último no dia anterior e assim sucessivamente. A ordem dos demais é mantida
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário