sábado, 2 de outubro de 2010

Avaliação do governo Lula bate novo recorde, diz Ibope

O GLOBO
BRASÍLIA – A avaliação do governo Lula bateu novo recorde, atingindo 77% de ótimo e bom. É o que informa pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira. Outros 18% o consideram regular e 4% ruim ou péssimo. Na quarta, a mesma pesquisa já havia mostrado que a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, venceria a disputa no primeiro turno, com 55% dos votos válidos.

Segundo o Ibope, o Nordeste é a região com melhor avaliação: 83% o consideram ótimo ou bom. Mesmo na região onde tem pior índice, o Sul, a aprovação também é alta: 71% de ótimo e bom.

A aprovação da forma de governar de Lula se manteve alta, em 85%, enquanto 12% desaprovam e 3% não responderam. Novamente o Nordeste foi a região com maior aprovação (92%) e o Sul (78%) a mais crítica, embora ainda satisfeita com o presidente.

A confiança no presidente está em 76%, e os que não confiam são 19%, enquanto 5% não responderam.

Para 47% dos entrevistados, o segundo mandato do presidente foi melhor que o primeiro. Outros 41% o consideram igual, enquanto 9% acham que foi pior e 2% não responderam.

Questionados sobre diversas áreas, os entrevistados avaliaram como as melhores na gestão Lula o combate à pobreza (66%), o combate ao desemprego (64%) e o combate à inflação (58%). As menores aprovações foram no campo dos impostos (38%), saúde (39%) e segurança pública (40%).

Dilma só não lidera entre aqueles com renda familiar mais alta

Favorita nas pesquisas de intenção de voto, Dilma lidera em todos os segmentos em que o Ibope dividiu a população brasileira, exceto entre aqueles com renda familiar superior a dez salários mínimos.

Enquanto no resultado geral ela tem 50% das intenções de voto, contra 27% de José Serra (PSDB) e 13% de Marina Silva (PV), entre os mais ricos ela está atrás dos seus dois principais adversários. Ela aparece com 27%, Serra com 33% e Marina com 29%.

Dilma tem maior aceitação entre os eleitores com renda familiar de até um salário mínimo (64%), os moradores do Nordeste (63%) e aqueles que estudaram até a quarta série (58%). Entre os eleitores com ensino superior, embora numericamente à frente, ela está empatada tecnicamente com Serra: 35% a 32%.

Dilma lidera tanto entre os homens (52%), quanto entre as mulheres (49%). Ela também aparece em primeiro em todas as faixas etárias, variando de 48% entre 16 e 24 anos, e 52% nos grupos de 25 a 29 anos, 40 a 49 anos e acima de 50 anos.

A região em que a petista tem menos votos é o Sul, onde, mesmo assim, é a primeira na pesquisa, com 44%. Está também no Sul o melhor desempenho de Serra: 35%.

Brasileiros não consideram noticiário desfavorável ao governo

Em meio às críticas do presidente Lula e aliados à imprensa , a pesquisa Ibope mostra que a maioria dos brasileiros não considera o noticiário recente desfavorável ao governo. Esse índice, no entanto, tem diminuído. Para 26%, as notícias foram mais favoráveis (eram 34% em junho). Já 19% (frente a 12% em junho) as consideraram desfavoráveis. Outros 32% acharam o noticiário neutro, e 22% não responderam.

Os assuntos relacionados ao governo mais lembrados pela população foram as denúncias d e irregularidades na Casa Civil (20%), o apoio de Lula à candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff (14%), e as acusações de vazamento de dados fiscais na Receita Federal (10%).

A pesquisa, que ouviu 3010 pessoas em 191 municípios entre 25 e 27 de setembro, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 33162/2010 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário