Luiza Damé Enviada especial –
O GLOBO
CURITIBA. Os 7,6 milhões de eleitores do Paraná deverão ir às urnas neste domingo às escuras.
Por maioria, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve ontem a proibição de divulgar a pesquisa Ibope sobre intenção de votos para o governo do estado, cujo resultado seria anunciado hoje pela RPC TV, afiliada da Rede Globo. O TRE-PR aceitou o pedido de impugnação da pesquisa apresentado pelo candidato tucano Beto Richa, mas o Ibope promete recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para liberar a sondagem, cujo levantamento de campo continuou sendo feito.
Esta foi a décima pesquisa de intenção de voto impugnada, parcial ou totalmente, pelo TRE.
Só o PSDB pediu a impugnação de oito pesquisas. O PSDB alegou no recurso à Justiça Eleitoral que a sondagem do Ibope tem distorções: no que diz respeito ao universo dos entrevistados com ensino médio e curso superior; a ponderação do nível econômico é o mesmo utilizado pelas pesquisas anteriores, sem base; a idade é diversa da apresentada pelo TSE, e os índices utilizados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (Pnad) são de 2008, embora exista atualização de 2009.
A pesquisa Datafolha que seria divulgada hoje pelo jornal “Folha de S. Paulo” também foi barrada, numa decisão liminar do juiz Luciano Carrasco, mas o recurso foi do PRTB. O candidato do PRTB ao governo do Paraná, Robinson de Paula, alega que seu nome foi excluído da lista de concorrentes. Se essas duas decisões forem descumpridas, a multa é de R$ 200 mil para cada um dos institutos.
Rivais acusam Richa de tentar esconder índices
Última pesquisa divulgada no estado dava empate técnico
CURITIBA. Até agora, além dessas duas pesquisas, a Justiça Eleitoral impediu a divulgação de outras duas do Ibope, duas do Datafolha, uma do Vox Populi, uma do Instituto Brasil, uma do Instituto Radar e uma do Instituto Alvorada.
O PSDB diz que, com os recursos à Justiça Eleitoral, está defendendo o direito de o eleitor ter acesso a informações corretas — tese reforçada pelo juiz auxiliar do TRE Nicolau Konkel Júnior, que também decidiu a favor do partido. Ele disse que seria pior para o eleitor ter acesso a pesquisas erradas.
Enquanto os tucanos, incluindo o candidato Beto Richa, dizem que estão defendendo a democracia ao impugnar pesquisas de intenção de voto no Paraná, os adversários veem nesse comportamento uma manobra para esconder o crescimento da candidatura do pedetista Osmar Dias. Na última pesquisa de intenção de votos divulgada no estado, no dia 17 de setembro, Richa e Dias estavam tecnicamente empatados.
Segundo o Datafolha, Richa tinha 45% e Dias, 40%.
Foram ouvidas 1.246 pessoas em 47 municípios paranaenses entre os dias 13 e 14 de setembro.
— Quando ele estava na frente, não proibiu pesquisa alguma. Eu posso não concordar com a pesquisa, criticar o resultado, mas proibir, jamais.
Esse não é um bom modelo para governar o Paraná. Se ele hoje, sem poder, já age assim, imagine quando tiver poder — afirmou Dias
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário