terça-feira, 19 de outubro de 2010

Depoimentos pró -Dilma



Siron
disse:
19 de outubro de 2010 às 10:34ontem eu estava no teatro casa grande. .

primeiro a fala de 20 minutos do zé celso. muito louco. começou cantando, falou que o brasil era para todos, inclusive para quem gostava de drogas, e que ele preferia gente assim.

depois entra beth carvalho, em cadeira de rodas, em seu estilo triunfal, e é bastante aplaudida.
logo atrás, vem um velhinho em cadeira de rodas e as pessoas da frente cpomeçam a gritar de emoção, quando aparece totalmente na luz, é ovacionado. o comunista e ateu mais velho do país estava lá: oscar niemeyer. quase não se mexe mais, mas fazia questão de bater palmas no discurso mais emocionante.

naquele palco estava quase toda a classe artística representada de diversas regiões: de yamandú costa a lia de itamaracá, passando por paulo betting, sérgio mamberti, wagner tiso, margareth menezes, elba ramalho, vanderléia, alcione, geraldo azevedo, dois caras de bombacha, osmar prado…

e quem não tava, tinha assinado o manifesto: de teresa cristina a monarco, incluindo neguinho da beija flor, nelson sargento. tinha até a debora colker. não sobrou ninguém com o serra.

dilma chega. uma hora após ter falado com o casal 45. aos gritos de “olê, olê, olá. Dilma! Dilma!”, e aquele que a marilena Chauí achou o melhor: “Eu voto Dilma sim porque eu não penso só em mim”.

primeiro falou o ex-ministro da justiça. leu um manifesto dos advogados do brasil em favor da candidata.

entra o chico. para tudo. para todos aplaudirem, gritarem, se manifestarem. tímido e simpático abraçou dilma e sentou-se ao seu lado.

mais nomes que assinaram o manifesto. a platéia grita chico. a pergunta fica: quem ficou com o serra?

marilena chauí é chamada. começa com seu discurso acadêmico doce e sincero, explica em poucas palavras op que é democracia: é acesso continuado a novos direitos. retira do bolso o cartãozinho serra “jesus é a verdade e a justiça” e faz um desabafo. um desabafo intelectual, rude, firme, a maior filósofa do Brasil acusou o serra de estar fazendo a campanha do ódio e do obscurantismo. a platéia acompanha, de pé, batendo palmas, lacrimegei.

mais nomes que assinaram o manifesto: a lista é interminável.

chamam a beth à palavra. explica que fez uma cirugia mas que não podia não estar ali. explica seus motivos. a cultura agora é do povo, diz ela. e canta: deixa a dilma me levar, dilma leva eu, sou feliz e agradeço por tudo que o lula fez” sensacional.

lia de itamaracá é chamada ao púçlpito. admite que o dom dela não é a fala. mas estava ali para dizer que recife estava com dilma e puxou uma ciranda.

mais nomes. muitos nomes e descuilpas por não dar tempo de falar todos. porra, então ainda tem muito mais. quem ficou com serra?

leonardo boff se levanta. o cerimonialista explica ao chico que é a vez dele tb. boff primeiro diz que acordou ontem e em sua prece pediu a deus que a ida de niemeyer seria um sinal de vitória. estava confiante. niemeyer impassível com o bajulo, acena. ele estava lá mesmo. aí o boff começa a falar de anjo, do anjo gabriel e que um anjo ia dar um recado naquele momento e passa o microfone para o chico, que pergunta: o anjo sou eu? discordando sorridente e encabulado. disse que não estava preparado e estava ali para ser papagaio de pirata. fala da voz fina com washington e voz grossa com a bolívia. a plkatéia delira.

boff fala das classes dominantes e seus porta-vozes. alguém grita PIG! Boff concorda. cabral e eduardo paes perguntam a marilena chauí o que é pig. ela explica. eles riem sem-graça.

depois vem dilma. alma lavada, sorridente, emocionada. disse que aquilo que a estimulava todos os dias. falou de história, de quando entendeu o você de “apesar de você” no presídio de tiradentes (nossa elite é muito má, olha o nome que se dá ao presídio). recita dois versos. a platéia cantarola e uma enorme euforia toma conta do teatro. fala sobre história, economia, meio ambiente, educação, saneamento, saúde, sobretudo educação. fez piada com o jaques wagner,m relembrou o episódiop da posse do lula de como ficaram com medo de passar embaixo das espadas cruzadas dos dragões da independencia. “será que vão nos decapitar?”, perguntavam-se.

por fim, agradeceu e pediu o voto e que domingo estará na orla com o presidente lula.

e quem ficou com o serra? ah, a regina duarte.







Nenhum comentário:

Postar um comentário