No dia do médico, comemorado nessa segunda-feira (18), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, homenageou a categoria, em vídeo divulgado na internet. “Eu queria dizer a todos os médicos do Brasil do trabalho inestimável que eles desenvolvem”. Ele lembrou aos médicos e aos profissionais de saúde a importância de qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS).
Temporão lembrou que a saúde melhorou muito nos últimos oito anos. Ele citou o fortalecimento do Programa Saúde da Família, que na sua avaliação, proporciou uma melhora nas condições de saúde dos locais implantados. “Há uma relação direta do crescimento desse programa e melhores condições de saúde. Os agentes de saúde atuam na prevenção, na promoção, na redução da mortalidade infantil, através de visitas, em um trabalho multidisciplinar.
Outro exemplo que melhorou a saúde dos brasileiros, na avaliação do ministro foi o SAMU. “Você ligar para um número uma ambulância com medico ou um profissional de saúde ir na sua casa. Resolve o problema em casa e se necessário leva para o hospital ou para uma UPA. É uma grande conquista!”, diz. Até o final desse ano, 85% da população brasileira estará coberta pelo SAMU 192.
As Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, um dos destaques do programa de governo da candidata Dilma Rousseff, vem fazendo a diferença na reestruturação do funcionamento do SUS. Temporão informou que até o final do ano serão 500 UPAS construídas. “Dilma prometeu construir mais 500 até o final de 2014. Serão mil unidades para atender toda a população”.
O ministro citou ainda o Programa Brasil Sorridente, onde “pela primeira vez o Brasil tem uma política de Saúde Bucal”. O Farmácia Popular, que garante remédio subsidiado para cerca de 2 milhões de brasileiros
“Eu queria chamar atenção que para dar continuidade a política do presidente Lula não é preciso não apenas melhorar a política de Saúde, nós trabalhadores da saúde sabemos que depende diretamente de outras políticas sociais”. Para Temporão, esse é o grande sucesso do governo Lula e que Dilma dará continuidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário