sexta-feira, 19 de novembro de 2010

mídia - A Caixa Preta

DoLaDoDeLá


Na reta final da campanha eleitoral, a velha mídia segue o roteiro manjado e tão esperado por todos, enquando a "blogolândia" se dedica a desmontar as farsas e manipulações que se avolumam. Só que, de domingo para cá, houve um acirramento dos ânimos. E isso não é bom. Quem perde a cabeça, perde a razão. E é isso que os poderosos querem: um pretexto para acusar o governo e seus apoiadores de arbítrio, intimidação e censura. Veja como agem os Estados Unidos, por exemplo. Eles provocam, incitam, cutucam e quando o adversário reage há sempre um discurso pronto a afirmar que "a maior democracia do mundo foi ameaçada, agredida ou atacada". No caso do Brasil, a eleição está ganha. Quanto menos barulho for feito, melhor, penso eu. É possivel trabalhar com dedicação e método, sem ruído. A histeria só interessa ao perdedor. Tenho dúvidas se a reação do presidente, em Campinas no sábado, e de sua candidata, na segunda-feira, não teriam sido exageradas. Afinal, para quem está só esperando para posar no papel de vítima, nada melhor. Por outro lado, até quando aguentar calado à escalada de calúnias, injúrias e difamações? A melhor estratégia parece ser a de continuar comendo pelas beiradas. Fortalecer a imprensa regional, combater os cartéis e oligopólios da comunicação, promovendo acesso a novos meios e canais, adotando critérios rigorosos na distribuição de verbas públicas de publicidade, sobretudo das estatais, e pondo em prática um programa de universalização do acesso à internet de banda larga. E mais, melhorando a política de distribuição de verbas e incentivos do Ministério da Cultura tão concentrados nas mãos de poucos. Aqui sim uma caixa preta, que precisa ser aberta pelo próximo governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário