‘É racismo, mas contra a procedência’, diz Ophir. No Facebook, usuários criam ato pela região amanhã
O GLOBO
Após a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco ter entrado, anteontem, com notíciacrime contra os ataques aos nordestinos no Twitter em protesto à eleição de Dilma Rousseff, no domingo, agora a OAB nacional e a seção de São Paulo reagiram às mensagens. A OABSP divulgou nota repudiando os ataques, que teriam sido iniciados pela estudante de Direito Mayara Petruso, de São Paulo. A OAB-PE entrou com notícia-crime no Ministério Público Federal em São Paulo contra Mayara, por crime de racismo e incitação pública de prática de crime.
“Não podemos tolerar atitudes xenofóbicas, racistas, preconceituosas e intolerantes nas redes sociais”, afirma, na nota, o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, que continua: “Insultar ou pedir a morte, de quem quer que seja, receberá nosso repúdio, especialmente vindo de uma estudante de Direito que, ao invés de buscar a paz social, por divergência política incitou outras pessoas ao ódio, cujo alvo foram os nossos irmãos do Nordeste”.
D’Urso destaca que “a reação generalizada de repúdio da sociedade sirva de exemplo a essa estudante e aos demais usuários dos sites de relacionamentos, para que tenham responsabilidade sobre as opiniões que expressam e o que escrevem”. No domingo, Mayara divulgou no Twitter frases como “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”.
O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, também condenou ontem as ofensas: — Temos que lamentar esse tipo de conduta. É uma espécie de racismo, mas contra a procedência. Um crime previsto, por exemplo, na lei 7.716/89, que já falava em punir a prática e a incitação de discriminação de raça, cor, religião e também procedência.
Presidente da OAB-RJ, Wadih Damous disse que hoje a seção Rio da OAB também divulgará nota se solidarizando à OAB-PE e condenando as mensagens: — Se essa estudante hoje tentasse ingressar na Ordem do Rio, eu indeferiria a inscrição.
Também ontem, usuários do Facebook começaram a divulgar ato em favor do Nordeste amanhã, “Dia do orgulho nordestino”.
Segundo o perfil de uma participante, amanhã devem ser postados “links, poesias, imagens qualquer coisa relacionada a essa maravilhosa região”. Até ontem, o ato tinha 1.830 usuários confirmados. No Twitter, os hashtags “#orgulhodesernordestino” e “#oab” já apareceram entre os mais citados da rede.
Apesar das mensagens contra o Nordeste no Twitter afirmarem que a região teria eleito Dilma, na verdade mesmo se os eleitores de Norte e Nordeste fossem excluídos, Dilma seria eleita, por diferença de 275 mil votos
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário