sábado, 18 de dezembro de 2010

Dilma promete "honrar as mulheres"

Em discurso na diplomação, presidente eleita reafirma que manterá estabilidade e liberdade de imprensa e culto

Eleita cita "estatura" de Lula, ressalta quebra de preconceito e promete governar "para todos" e "cuidar dos mais fracos"

Lula Marques/Folhapress

Dilma recebe cumprimentos dos ‘três porquinhos’, apelido dado aos aliados Dutra, Cardozo e Palocci, após cerimônia

DA ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA
DE BRASÍLIA

Primeira mulher eleita para a Presidência da República, Dilma Rousseff, 63, prometeu ontem, ao ser diplomada, "honrar as mulheres", governar para "todos os brasileiros" e manter a estabilidade econômica e a liberdade de imprensa e de culto.
Em discurso de 6 minutos e 20 segundos que ela mesma redigiu, a petista ressaltou a vitória de uma mulher como um "avanço" do país.
O vice-presidente eleito, Michel Temer, também diplomado, não discursou na solenidade, realizada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em sua fala, Dilma citou nominalmente o presidente Lula uma vez, ao falar das expectativas em relação ao futuro governo. "Sei da responsabilidade de suceder um governante da estatura do presidente Lula", disse.
Antes, porém, fez alusão ao padrinho político sem citá-lo pelo nome, ao mencionar o "orgulho" dos brasileiros de ver "um homem do povo conduzindo o país".
"Foi esse mesmo sentimento de mudança e avanço que fez o povo eleger uma mulher presidenta", disse, repetindo duas vezes a forma feminina do cargo.
A vitória de uma mulher, disse, foi a "demonstração da crescente maturidade da nossa democracia". Foi uma de várias citações à questão de gênero do discurso.

GOVERNO
"Cuidar dos mais fracos e governar para todos é o que me anima e me estimula a governar nos próximos anos", disse Dilma, na breve fala.
Entre seus compromissos, citou a estabilidade da economia, a liberdade de imprensa e a área social.
"Cuidarei da estabilidade econômica e do investimento, tão necessários ao crescimento e ao emprego. Defenderei sempre a liberdade de manifestação de imprensa e de culto", afirmou.
A cerimônia, conduzida pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, durou cerca de 30 minutos. Na plateia estavam familiares, amigos e assessores. A imprensa não teve acesso ao salão.
Dilma vestiu um conjunto de saia e blazer azul acetinado. No casaco, destacavam-se bordados em tom bordô.
Após a diplomação, Dilma e Temer receberam cumprimentos por 40 minutos. Estavam no ato a mãe da eleita, Dilma Jane, e a filha, Paula.
A petista, que estava séria na solenidade, ficou mais à vontade nos cumprimentos.
À noite, Dilma participou de coquetel no Itamaraty, ao qual chegou acompanhada do presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário