A relação do presidente Lula e seu governo com os catadores de materiais recicláveis e populações em situação de rua é um fato inédito no mundo e gerou inúmeros ganhos para esse segmento da sociedade, que sempre sofreu muito com marginalização e falta de apoio do Estado, avalia o Padre Júlio Lancellotti, que há décadas trabalha com pessoas em situação de rua e catadores. “Lula tem uma identificação de pele com esse povo, fala uma linguagem que esse povo entende. O presidente é um catador de esperança”, afirma o religioso, com quem conversamos agora há pouco no centro de exposições Mart Center, na zona norte de São Paulo (SP) onde Lula e a presidente eleita Dilma Rousseff participarão da festa de Natal dos catadores. Desde que tomou posse, em 2003, o presidente Lula participa todos os anos da comemoração.
“Essa é a marca registrada do presidente Lula”, diz Lancellotti, destacando que o apoio do presidente trouxe inúmeros desdobramentos positivos para os catadores e a população em situação de rua, garantindo a eles dignidade, novas possibilidades de organização e ascenção social e econômica e direitos básicos como entrar no Censo do IBGE e em programas habitacionais e de qualificação para o trabalho.
A festa de Natal dos catadores será realizada no último dia da ExpoCatadores 2010, evento que reuniu desde quarta-feira (21/12) mais de 1.500 catadores de todo o País e de latino-americanos (além da África do Sul) e expositores da indústria, ONGs, universidades e prefeituras. O encontro de Lula e Dilma com os catadores será transmitido ao vivo
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário