Empresário, que participará de evento com Steve Jobs, quer atrair 800 mil leitores
DO "FINANCIAL TIMES"
Richard Branson, fundador da Virgin, e Rupert Murdoch, dono da News Corp, estão lançando publicações exclusivas para o iPad. Branson vai lançar uma revista chamada "Project", cuja assinatura custará US$ 2,99 ao mês, e Murdoch, o jornal "The Daily", pelo qual ele espera que 800 mil pessoas paguem US$ 1 por semana - o lançamento será no próximo dia 19, em companhia de Steve Jobs.
Ambas as publicações serão pagas, em uma era na qual a maior parte das publicações na rede é gratuita. Os anúncios geraram ceticismo nos círculos da mídia digital, e isso se enquadra em um debate mais amplo quanto à possibilidade de que as companhias estejam balcanizando a web em busca de vantagens econômicas.
MUITO CONTEÚDO
A verdade é que a internet provou ser pouco interessante para as empresas que originam muitas notícias. Isso estava menos claro antes de surgirem o iPad e outros tablets, mas fica evidente quando você compara a leitura de uma publicação com muito conteúdo.
O computador é bom para surfar em várias fontes de notícias, mas não para imersão mais longa em uma delas.
As pessoas tendem a ler sem muita atenção a homepage de um site. Se você tenta se aprofundar, as páginas muitas vezes carregam lentamente e é difícil encontrar o caminho de volta, o que tende a favorecer sites rasos.
O iPad, com seus aplicativos de tela cheia que oferecem uma só fonte de informação, altera essa norma. O mesmo se aplica ao fato de que toda uma edição pode ser baixada de uma vez. Isso torna mais fácil navegar em profundidade, trazendo experiência semelhante à da mídia impressa.
Existem indícios de que as pessoas estão dispostas a passar muito mais tempo lendo uma publicação no iPad do que em seu site.
Caso Branson e Murdoch desejem oferecer produtos em uma nova mídia, que o façam. Eles concorrerão com milhares de aplicativos.
Não há como saber se obterão sucesso, mas alguém encontrará um jeito de fazer leitores e anunciantes pagarem por conteúdo digital aprofundado, entregue em forma editada para o iPad.
Eles estarão concorrendo com um navegador de web, e não combatendo a internet
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário