fsp
Saúde e segurança são as principais preocupações, aponta Datafolha; conheça os desafios para o desenvolvimento de cada região, em pauta nas eleições estaduais
Marlene Bergamo/Folhapress
Dono de uma parabólica, João Roque de Oliveira ainda aguarda a chegada da água a Brejo Santo, no Ceará
Em 2003, questionados pelo Datafolha, os brasileiros apontaram desemprego e fome como os principais problemas enfrentados naquele momento. Repetida na semana passada, a mesma pesquisa teve resultado bem diferente. Saúde e segurança são hoje, de longe, as maiores preocupações no país.
A diferença entre as duas consultas reflete a transformação pela qual o Brasil passou nos últimos anos. A taxa de desemprego, que era de 12,5%, deve fechar este ano em torno de 7,5% -a menor da história. A renda per capita cresceu 24,3%. Por outro lado, os problemas crônicos de cada região, que pautam as eleições estaduais, ainda estão longe de serem solucionados.
O sertão nordestino, por exemplo, comemora a chegada da luz, mas ainda espera uma saída para a seca, como ilustra a foto de capa deste caderno. Embora já embale corações e mentes dos eleitores do semiárido, a obra da transposição do rio São Francisco, que corta quatro Estados, não tem previsão de conclusão e seu alcance é incerto.
No Sudeste, as discussões se concentram em como reduzir a violência urbana. Nos Estados amazônicos, o desafio é crescer sem devastar a floresta. No Sul, que perdeu importância econômica, a preocupação é voltar a crescer. E no Centro-Oeste, a expansão conquistada a reboque do agronegócio já começa a enfrentar obstáculos devido à precária infraestrutura.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário