terça-feira, 26 de outubro de 2010

Estratégia de campanha serrista ruiu de novo

blog do zé

Publicado em 26-Out-2010
José Serra destruiu imagem de passado limpo e não engana...
A pesquisa Vox Populi que dá 14 pontos percentuais de vantagem para a candidata Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) e a agressividade externada por seu adversário durante todo o debate na noite de ontem na Rede Record mostram que toda a estratégia de José Serra (PSDB-DEM-PPS) ruiu de novo nestes dias finais de campanha.

Não lhe resta, agora, outra alternativa que não tentar fraudar pesquisas como, parece, já faz através de seu vice deputado Índio da Costa (DEM-RJ) com esta sondagem eleitoral do Instituto GPP, ligado ao ex-prefeito do Rio César Maia (DEM).

A esta altura é indiscutível, duas coisas destruíram a imagem de José Serra e contribuíram decisivamente para a ruína de sua campanha: a denúncia contra o engenheiro Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, seu principal arrecadador de campanha que segundo os próprios tucanos sumiu com R$ 4 milhões; e o descumprimento da promessa do tucano, registrada em cartório, de não renunciar ao mandato de prefeito, documento que ele rasgou pouco mais de um ano depois para disputar o governo do Estado.

O grande desastre da campanha tucana

A impressão é que o próprio José Serra sente que foi um desastre a forma como ele se conduziu diante da denúncia relativa a Paulo Preto. Primeiro afirmou que não o conhecia e, depois, chantageado publicamente pelo engenheiro via imprensa, recuando para sair em repentina e súbita defesa do acusado qualificando-o como honesto.

O documento rasgado quando abandonou a Prefeitura de São Paulo para disputar a eleição de governador e este episódio Paulo Preto destruíram definitivamente para o eleitor a pose de José Serra como cumpridor das promessas e do que falava, e o pior, a imagem que ele tanto apregoou de político e homem público com passado limpo.

Para o eleitor, ao ter Paulo Preto em sua companhia e impedir toda e qualquer investigação ante as denúncias que o envolvem, José Serra hoje caminha é para a ficha suja. Já não é mais visto como um politico de passado limpo, como ele tanto apregoou nos debates, particularmente no da Rede Record ontem. O tucano sabia do que falava, mas ele não engana mais o eleitor.

Sem passado limpo, nem acreditam no que Serra fala

Prova disso? Trackings feitos nos últimos dias dão de 13 a 14 pontos de vantagem nos votos válidos para Dilma - média que as outras pesquisas, exceção da apresentada pelo Índio da Costa, também dão. No tracking, o fato interessante é que há 15 dias José Serra vencia com média de 20 a 25 pontos de frente sobre Dilma na avaliação dos valores emocionais (honestidade/passado limpo/cumpre o que fala).

Hoje, nestes quesitos, quem vence é Dilma com uma média de 10 a 15 pontos de frente. O "pseudo" ponto forte de José Serra (estes três itens) erodiu-se por completo. Os pontos-chave desta virada, apontados pelos eleitores? Paulo Preto e a carta que José Serra registrou em cartorio comprometendo-se a cumprir o mandato de prefeito até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário