sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

blogueiros e Internet - O ano em que engrossamos a voz - azenha

Érica Teodoro, eu, Conceição Oliveira e Padu Palmério, parte da equipe que escalou o vulcão

por Luiz Carlos Azenha

Eu tinha acabado de escalar um vulcão na ilha do Fogo, em Cabo Verde, quando fiquei sabendo, por e-mail, que tinha sofrido ataques da direitona aqui no Brasil. O fato de que trabalhei para uma empresa que ganhou uma concorrência pública nunca contestada, sobre a qual nunca pairou qualquer dúvida, era notícia! Falo da Baboon Filmes, que fez a primeira temporada da revista Nova África para a TV Brasil. Fiz, por conta disso, o tour completo do esgoto: Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, capa de O Globo…

Descobri, assim, que o Viomundo estava incomodando! Os números demonstravam, então, que era mesmo o caso. Estávamos entre 20 e 30 mil leitores únicos por dia e textos publicados aqui logo eram replicados por toda a blogosfera, graças especialmente ao jornalismo investigativo da Conceição Lemes — que descobriu, entre outras coisas, que o governo Serra não tinha dado continuidade à limpeza da calha do rio Tietê, um dos motivos das enchentes que assolaram São Paulo no início do ano.

De volta ao Brasil, tive a ideia de propor a um grupo de colegas que imitássemos os blogueiros progressistas dos Estados Unidos, que se organizaram e passaram a ter voz em conjunto depois de formar uma espécie de cooperativa, hoje organizadora do Netroots. Nasceu o Encontro Nacional de Blogueiros, que foi um tremendo sucesso, atraindo colegas de todo o Brasil para uma reunião eletrizante, em São Paulo. Escalei pela segunda vez, figurativamente, o vulcão.

A campanha eleitoral quase todos vocês sabem como foi. Madrugadas insones dedicadas a alvejar as balas de prata reais e imaginárias que voaram sobre nossas cabeças. Fiquei sabendo, por um colega jornalista, que meu telefone celular teve o privilégio de ser monitorado… Deve ter sido uma tremenda decepção para os orelhudos não descobrir uma central clandestina de blogueiros financiada pelo ouro do Hugo Chávez ou pela coca do Evo. Descobriram, isso sim, quantas vezes tramei o Viomundo com a Conceição Lemes. Escalamos, juntos, mais uma vez, o tal do vulcão: o site bateu recorde atrás de recorde, chegando aos 70 mil leitores únicos por dia…

Passada a eleição, entramos todos em uma profunda ressaca. Cansaço puro. Sei de muitos blogueiros que ficaram doentes, mesmo, por conta da tensão e das noites mal dormidas.

Para completar o ano, passei algumas semanas gravando durante a madrugada, para uma série sobre transporte público (ou falta de) no Brasil, que vai ao ar na segunda semana de janeiro, no Jornal da Record. Está muito bacana e espero que vocês me brindem com a audiência.

Em resumo, 2010 foi um ano eletrizante e de muitas vitórias. Um ano muito bom. Espero que 2011 seja melhor ainda, para todos nós.

Agora, para completar as “escaladas”, em algumas horas me reúno com amigos para mais um desafio, este de caráter individual e em nome da saúde: completar os 15 km da São Silvestre. De todas as subidas ao topo do vulcão do Fogo, nesta eu realmente corro o risco de me queimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário