terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

mídia e poder - Agregadores de notícias devem pagar direitos autorais, diz projeto da AP

Redação Portal IMPRENSA

Um projeto da agência de notícias Associated Press (AP) propõe que os serviços de agregadores de notícias comecem a pagar direitos autorais às empresas jornalísticas pelo conteúdo. As ferramentas, conhecidas como crawlers, realizam uma pesquisa na internet em busca de informações sobre um determinado assunto.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o vice-presidente da AP, Srinandan Kasi, afirmou que a agência não quer "acabar com os serviços agregadores, mas apenas dividir receitas". "No mundo digital, a cópia secundária, que passa pelos agregadores, compete com a fonte primária do conteúdo", disse Kasi.

Atualmente, agregadores de notícias, como os "Alertas" do Google, movimentam cerca de US$ 500 milhões distribuindo conteúdo de terceiros, sem pagamento aos autores. O projeto da AP - que pretende ser lançado em julho de 2011 - prevê, ainda, a criação de uma entidade independente, que funcionaria como uma câmara de compensação, para recolher direitos autorais.

Na última semana, a Justiça britânica determinou que as empresas de clipping de notícias paguem direitos autorais a veículos de comunicação, usados para monitoramento de conteúdo digital pago. A decisão foi tomada depois que a Newspaper Licensing Agency (NLA) - que representa oito grandes publicações do Reino Unido - moveu ação contra a empresa de relações públicas Meltwater.

Além dos agregadores de notícias, o projeto da AP atinge as empresas de relações públicas realizam clipping, e alguns blogs. "Vamos focar nos grandes, que não acrescentam nada em termos de comentário ou valor", declarou o vice-presidente da agência.

A agência de notícias também pretende vender serviço de agregação de notícias, e vê como clientes em potencial as empresas que já realizam esse tipo de trabalho. A nova entidade cobraria pela produção de conteúdo sobre hábitos de consumo de notícia de usuários individuais, e, segundo Kasi, teria a capacidade de "oferecer um serviço superior, com mais valor agregado, incluindo conteúdo de arquivo, multimídia, entre outros, usando o conteúdo produzido por todos os integrantes da câmara de compensação".

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