Redação Portal IMPRENSA
Um projeto da agência de notícias Associated Press (AP) propõe que os serviços de agregadores de notícias comecem a pagar direitos autorais às empresas jornalísticas pelo conteúdo. As ferramentas, conhecidas como crawlers, realizam uma pesquisa na internet em busca de informações sobre um determinado assunto.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o vice-presidente da AP, Srinandan Kasi, afirmou que a agência não quer "acabar com os serviços agregadores, mas apenas dividir receitas". "No mundo digital, a cópia secundária, que passa pelos agregadores, compete com a fonte primária do conteúdo", disse Kasi.
Atualmente, agregadores de notícias, como os "Alertas" do Google, movimentam cerca de US$ 500 milhões distribuindo conteúdo de terceiros, sem pagamento aos autores. O projeto da AP - que pretende ser lançado em julho de 2011 - prevê, ainda, a criação de uma entidade independente, que funcionaria como uma câmara de compensação, para recolher direitos autorais.
Na última semana, a Justiça britânica determinou que as empresas de clipping de notícias paguem direitos autorais a veículos de comunicação, usados para monitoramento de conteúdo digital pago. A decisão foi tomada depois que a Newspaper Licensing Agency (NLA) - que representa oito grandes publicações do Reino Unido - moveu ação contra a empresa de relações públicas Meltwater.
Além dos agregadores de notícias, o projeto da AP atinge as empresas de relações públicas realizam clipping, e alguns blogs. "Vamos focar nos grandes, que não acrescentam nada em termos de comentário ou valor", declarou o vice-presidente da agência.
A agência de notícias também pretende vender serviço de agregação de notícias, e vê como clientes em potencial as empresas que já realizam esse tipo de trabalho. A nova entidade cobraria pela produção de conteúdo sobre hábitos de consumo de notícia de usuários individuais, e, segundo Kasi, teria a capacidade de "oferecer um serviço superior, com mais valor agregado, incluindo conteúdo de arquivo, multimídia, entre outros, usando o conteúdo produzido por todos os integrantes da câmara de compensação".
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